segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Ilustração e o Tempo

MELLO, Roger. "O próximo dinossauro". 2 ed. São Paulo: FTD, 1999.

"Diferentemente da espacialidade, a expressão da temporalidade é um paradoxo quando se refere a livros-imagem, por isso exige uma variedade de recursos e técnicas próprios para que possa ser percebida nas histórias narradas. Este trabalho focaliza a expressão do tempo na narrativa visual a partir da análise dos livros-imagem – obras que não utilizam o discurso verbal em suas narrativas – de autoria do premiado ilustrador Roger Mello. Os seis livros-imagem aqui analisados, destinados ao público infantil, demonstram este repertório, que depende da participação ativa do leitor – de sua bagagem estética e de sua experiência de mundo – para que essas estratégias sejam eficazes."
(...)

Esse é o primeiro paragrafo do artigo "O tempo nos livros-imagem de Roger Mello", de autoria de Thales Estefani e André Villas-Boas.
O artigo foi publicado no último número da Revista Z Cultural, a revista virtual do Programa Avançado de Cultura Contemporânea da Escola de Comunicação da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).
Você pode continuar a leitura do artigo clicando no link a seguir: Revista Z Cultural